segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A utilização da Geometria na Arte




A utilização da Geometria na Arte
Quando se pensa na utilização da Geometria na Arte surge-nos à ideia o nome de alguns artistas, tais como: Albers; Mondrian; Huszár; Balla; Calder e Sónia Delaunay. No entanto, existem muitos outros artistas que, como eles, se inspiraram na Geometria para melhor exprimirem as suas idéias, usando-a como técnica, simbolicamente ou até mesmo como tema. É um pouco deste maravilhoso mundo, em que pretendemos dar-te a conhecer.
Estes artistas utilizam freqüentemente nas suas obras figuras geométricas simples tais como círculos, triângulos e quadriláteros.
Aprofunda os teus conhecimentos relativamente à Geometria e à Arte
Alguns exemplos:

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Obra do artista Fernando Durão,

Artista usa conceito de "geometria sagrada" para criar peças harmônicas

Por meio da junção de círculos, pontos, retângulos e quadrados --figuras-chave da geometria sagrada--, o artista plástico português Fernando Durão busca chegar à harmonização estrutural e à beleza estética entre diferentes formas geométricas.

Divulgação

Obra do artista Fernando Durão, que compõe acervo da exposição "Geometria Sagrada"

Para isso, montou uma série de obras com cores e formas bem engendradas, que estarão expostas na mostra "Geometria Sagrada", na galeria do clube A Hebraica (região oeste da capital paulista), entre 10 de janeiro e 10 de fevereiro.

Nessa individual, Durão optou por usar pequenas peças de material industrializado, como plástico e metal, para a confecção de brincos, anéis e pulseiras. O resultado são peças coloridas e de estética harmoniosa.

Durão nasceu em 1952 na cidade do Porto, em Portugal, onde estudou Belas Artes na Escola de Belas Artes Soares dos Reis. Veio para o Brasil em 1969 com seus irmãos e sua mãe brasileira, devido à guerra colonial com Angola. Em 1971, montou seu ateliê em São Paulo.

A Geometria na obra de Van Gogh

A geometria na tela de Van Gogh

A geometria na obra de Van Gohg.
Junto com esta edição de ESCOLA você recebeu a reprodução da tela O Quarto de Van Gogh em Arles, do pintor holandês Vincent Van Gogh (1853-1890). A pintura, na qual o artista retrata o seu lugar de descanso, tem detalhes inquietantes: o chão parece inclinado, quadros estão distantes da parede e móveis dispostos fora de lugar. Será que houve algum erro? Absolutamente! Depois da luz que é o elemento tido pelo próprio pintor como o grande personagem da tela , são as linhas geométricas que formam o cenário do quarto e a noção de perspectiva que fazem dessa uma das obras de arte mais famosas de todos os tempos.